17-JUL-2023

JULHO É O MÊS DEDICADO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO.

#Saúde POR TAINÁ 17 DE JULHO DE 2023

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através das Secretarias de Saúde, promoveu na última quarta-feira, 12 de julho, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um evento em alusão ao julho verde e amarelo, mês de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço e as hepatites virais!

Durante o evento, foi realizado uma palestra sobre o rastreamento do câncer de cabeça e pescoço e as hepatites virais. Foram abordados os principais aspectos das doenças e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Promovemos também uma série de serviços para a população, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Os serviços disponibilizados foram: Rastreamento do câncer de boca; Orientação de prevenção às hepatites virais; Aferição de pressão arterial; Testes de glicemia; Atividades funcionais; Vigilância em saúde; Vacina de hepatite B; Evidenciação de placa bacteriana.

Já o câncer de cabeça e pescoço são tumores que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe, na faringe, na paratireoide, na traqueia e na região sinonasal. A população tem que ficar alerta sobre qualquer mancha branca ou vermelha na boca por mais de 15 dias ou modificação na voz.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. E na maioria das vezes são infecções silenciosas que não apresentam sintomas. Porém, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A participação de todos que estiveram presente nesta ação no Centro de Especialidades Odontológicas, foi fundamental para que juntos possamos reforçar as ações de combate, prevenção e controle dessas doenças.

Reforçamos o nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população de Santana do Cariri.